BREAKING

quarta-feira, 29 de outubro de 2014

Resenha Cinéfila - Filmes Inesquecíveis do Cinema - O Corvo

  
 O Corvo

Ano de lançamento:1994

Direção:Alex Proyas
Destaques do elenco: Brandon Lee,Michael Wincot,Ernie Hudson

  No noite do Dia das Bruxas,o guitarrista Eric Draven e sua noiva são assassinados a mando de Top Dollar,chefão do crime que,anualmente,promove vários incêndios criminosos na cidade,tornando a data conhecida macabramente pelo apelido de "A Noite do Demônio". Um ano depois,um misterioso corvo resgata o espírito de Eric do reino dos mortos.Ele só encontrará a paz e a sua noiva,ao se vingar dos responsáveis por suas mortes.Dotado agora de poderes sobrenaturais e guiado pela assombrosa ave,Eric inicia uma caçada violenta contra os seus assassinos.

 Uma das produções mais cultuadas dos anos 90,O Corvo tornou-se famoso tanto pelos elementos técnicos como pela tragédia envolvendo o seu protagonista,o jovem Brandon Lee.O personagem foi criado pelo quadrinista James O'Barr,nos anos 80.Segundo o próprio,a concepção derivou de uma tragédia pessoal:sua namorada morreu atropelada por um motorista bêbado.Em sua depressão,James teve a ideia do personagem que retorna do mundo dos mortos em busca de vingança.Os quadrinhos seguiam uma linha melancólica,violenta e depressiva,que foi transposta de maneira extremamente fiel pelo diretor da versão cinematográfica,o Proyas.

 O Alex soube como ninguém,rechear seu filme com elementos góticos,unidos a um clima noir.Contando com um roteiro excepcional e um bom trabalho na fotografia,o cenário e a ambientação sombrios reflete bem a obsessão do personagem central,Eric Draven,em busca de vingança contra seus algozes.Tudo isso unido ao som do Heavy Metal e as sequências inesquecíveis de ação.Cada nova aparição do personagem é um espetáculo à parte.

Infelizmente,o filme ficaria marcado,como dito,pela tragédia com o ator protagonista,o inesquecível Brandon Lee.Filho de uma verdadeira lenda dos cinemas,o ator-lutador Bruce Lee,Brandon ficou órfão do pai ainda criança,e cresceu inspirado por sua curta mas inesquecível carreira.Tanto que a mesma definiu seu futuro como ator.Mas Brandon não queria ser mais um ator marcial,queria ser reconhecido por seu talento interpretativo.Para isso se preparou,estudou teatro e fez faculdade. Seus primeiros trabalhos começaram a chamar atenção. Brandon começou a se destacar em filmes como Sede de Vingança,Massacre no Bairro Japonês e Rajada de Fogo,porém,queria atuar em algo que exige mais dele como ator interpretativo.A oportunidade chegou com o convite pra interpretar o perturbado Eric Draven,personagem melancólico que exigiria mais dramaticidade.

 Entretanto,desde cedo o filme dava sinais que não terminaria bem.Vários incidentes foram registrados nas filmagens,e o pior ainda estava por vir.Brandon já havia realizado cerca de 80% das filmagens,no dia em que se apresentou pra realizar outra sequência.Uma das cenas filmadas para o filme requeria que uma arma fosse carregada, engatilhada e apontada para a câmera, mas, por causa da curta distância do tiro, a munição carregada era de verdade, mas sem pólvora. Após a realização desta cena, o assistente do armeiro limpou a arma para retirar as cápsulas, derrubando um dos projéteis no cano. A arma foi carregada com festim (que normalmente tem duas ou três vezes mais pólvora do que um projétil normal, para fazer um barulho alto). Lee entrou no set com um saco de supermercado contendo uma bolsa explosiva de sangue artificial. O projétil que estava preso no cano foi involuntariamente disparado em Lee, atravessando o saco que ele trazia, causando perfurações em seus órgãos internos e partindo sua coluna vertebral, causando sua morte por hemorragia interna, mesmo com a desesperada tentativa de uma cirurgia de seis horas para retirar a bala.

  Até hoje não se tem um consenso sobre a cena que vitimou o Brandon,uma vez que os negativos com tal cena foram destruídos.Uns dizem que foi na cena em que seu personagem,ironicamente,é assassinado pelos membros da gangue do vilão do filme.Essa segundo consta,é a versão definitiva: Brandon teria sido atingido pela arma disparada pelo ator Michael Masee,que interpreta o drogado Funboy. Outros,que foi a cena em que a polícia atira contra Eric,após ele dizimar os asseclas na boate Trash.

 Brandon faleceu aos 28 anos de idade.A notícia de sua morte caiu como uma bomba em Hollywood,e a mídia sensacionalista fez disso um circo,principalmente comparando as terríveis coincidências envolvendo pai e filho.Assim como Brandon,Bruce falecera jovem,com 32 anos,no auge do sucesso,e deixando também um filme inacabado,O Jogo da \Morte. Abalados,os produtores decidiram não concluir O Corvo.Foi necessária a intervenção da mãe de Brandon,que pediu que o terminassem,em homenagem ao filho perdido.Utilizando um sósia fisicamente idêntico ao ator e contando com os recursos de captação de imagens,as cenas que faltavam foram concluídas e não comprometeram o filme,ao contrário do resultado do Jogo da Morte.

 Lançado em 1994,o filme foi um grande sucesso de bilheteria e perpetuou a imagem de Brandon Lee.Seu último filme foi o melhor de sua curta mas inesquecível carreira,e passados 20 anos de sua produção,ainda é superior a muitos filmecos de ação dos dias atuais.O filme rendeu ainda 3 sequências pro cinema,todas dignas do esquecimento total,e uma série pra tv que também não teve vida longa.

Postar um comentário

 
Copyright © 2013 Infinitamente Nosso
Design by FBTemplates | BTT