O medo da perda é o fator desencadeante para os ataques de ciúmes. Geralmente, quando vemos uma pessoa que gostamos muito conversando com alguém estranho ou indesejável, o coração começa a bater mais forte e a raiva vai se intensificando pouco a pouco. Incontrolável? Irracional? É possível controlar o ciúme e evitar suas consequências independentemente da situação e de seus fatores desencadeantes?
Como controlar um ataque de ciúmes
O ciúme é provocado pela junção do medo, da incerteza e da desconfiança sobre algo ou alguém que ocupa grande importância na vida de outra pessoa. É por este motivo que o ciúme é comum entre casais, familiares e amigos, ou ainda sobre pertences que carregam significados e valores intangíveis.
Não existe um ser humano imune a este sentimento. Na infância, a criança tem ciúme de sua mãe e de seus brinquedos; na adolescência o ciúme assume conotação afetiva, em decorrência dos primeiros relacionamentos amorosos. Na fase adulta, o ciúmes é perceptível sob diversos prismas e situações, principalmente entre casais e pessoas que se entregam inteiramente à seus projetos e contatos interpessoais.
Quando alguém afirma que não é ciumento, isso não significa a falta deste sentimento em sua personalidade. Em algumas pessoas, o ciúme é tão “saudável” que não gera impactos no cotidiano e nem ao menos é perceptível nas atitudes do indivíduo. Porém, existe um tipo de ciúme dominador, possessivo e imponente, que costuma trazer consequências ruins a todos os envolvidos, ou seja, quem sente e quem supostamente provoca tal sentimento.
Estas pessoas podem desenvolver ataques de ciúmes frequentes, sendo necessários alguns cuidados para que o problema não ganhe proporções e evolua negativamente, através de uma agressão verbal ou física. O submisso não tem a posse e sim o Dominador. Confira agora dicas de sobre como controlar o ciúme e veja-se livre deste tipo de ataque emocional.
Dicas
1. Seja paciente
Uma pessoa atacada pelo ciúme não vai descansar enquanto não disser tudo o que está entalado em sua garganta, mesmo que seja necessário gritar e fazer gestos para obter atenção.
2. Proponha uma conversa
Convide a pessoa a sair do ambiente onde o ciúme foi originado e leve-a para um local isolado. Neste momento, fale com bastante calma e pergunte-a o que lhe causou aquele descontrole emocional. Deixe ela desabafar e vá inserindo outros assuntos na conversa, pois alongá-lo não vai ajudar em nada. Você apenas deverá descobrir o motivo desencadeante do ciúme.
3. Evite situações desencadeantes do ciúme
Em uma relação afetiva, familiar ou de amizade é fácil descobrir o que causa um ataque de ciúmes nas pessoas próximas, sendo este o principal fator no controle deste sentimento. Respeite os limites dos outros e tenha cuidado para não provocar situações de estresse e chateações decorrentes após um ataque de ciúmes, afinal voce esta em uma relaçõa BDSM onde o Dominador é o possuidor ele exerce este direito e pode querer que supere isto.
4. Preocupe-se em acalmar e não nas explicações
Muitas pessoas querem mostrar inocência em um ataque de ciúmes e se esquecem de tentar acalmar os ânimos de quem precisa se restabelecer: O ciumento em ação. Portanto, prefira se explicar, caso você tenha sido o pivô da situação e faça tudo o que for possível para dominar este sentimento com calma.
5. Afaste o ciúme de você
O ciúme é um sentimento crescente e pode ganhar proporções gigantescas em poucos minutos, sendo recomendado não esperar que tais eventos aconteçam para comprovar esta informação.
É indispensável manter a calma e a serenidade em ataques de ciúmes. A pessoa que desenvolve este quadro não possui condições de raciocinar por si própria diante dos fatos expostos e acaba guiando-se por intuições e pela insegurança. As vezes o silêncio é o melhor remédio para acabar ataques de ciúmes de forma segura e eficiente, onde se medita sobre este comportamento e como ele desgasta o relacionamento com o Dominador, muitos perdem sua coleira por ciúmes e não basta dizer não tenho ciúmes, se suas atitudes demonstram o contrário.
Por Dom Rick.
Agradecendo ao autor por gentilmente ceder o texto acima.
Estou á disposição de todos pra quaisquer esclarecimentos.
Obrigada queridos.
Postar um comentário