BREAKING
» SANTA INQUISIÇÃO» Siga o BLOG KATIA GOBBI!» Noite Quente By KG Kati» Música - DECLARAÇÃO OU POESIA - KG Kati Gobbi & Adalton Miguel - Vídeo» MEU PRIMEIRO LIVRO DE POESIAS by KG Kati» Decifrando minha Biografia By KGKati

domingo, 11 de outubro de 2015

Resenha Cinéfila - Filmes Inesquecíveis do Cinema - Grease - Nos Tempos da Brilhantina

Ficha Técnica:
Ano de lançamento:1978
Direção: Randal Kleiser
País - USA
Idioma - Inglês
Gênero - Musical
Duração - 1hs:50min.
Elenco:
John Travolta - Danny Zuko
Olivia Newton-John - Sandy Olsson
Stockard Channing - "Betty" Rizzo
Jeff Conaway - Kenickie Willians
Barry Pearl - Doody
Michael Tucci - Sonny Lattiery
Kelly Ward - Putzie
Didi Conn - Frenchy Palardino
Jamie Donnelly - Jan Martin
Dinah Manoff - Marty Maraschino
Eve Arden - Diretora McGee
Edd Byrnes - Vince Fontaine
Michael Biehn - Mike, atleta da escola (não creditado)
Ellen Travolta - Garçonete da lanchonete
Annette Charles - Charlene "Cha Cha" DiGregorio
Frankie Avalon - Teen angel (canta para a personagem Frenchy)
Sid Caesar - Treinador Calhoun
Alice Ghostly - Sra. Murdock
Dody Goodman - Blanche
Susan Buckner - Patty Simcox
Lorenzo Lamas - Tom Chtsum
Fannie Flagg - Enfermeira Wilkins
Dick Patterson - Sr. Rudie
Eddie Deezen - Eugene
Darrel Zwerling - Sr. Lynch
Dennis Cleveland Stewart - Leo (Líder dos Scorpions)
Inesquecível Trilha Sonora
1. Grease - Frankie Valli
2. Summer Nights - John Travolta
3. Hopelessly Devoted to You - Olivia Newton-John
4. You're the One That I Want - John Travolta
5. Sandy - John Travolta
6. Beauty School Dropout - Frankie Avalon
7. Look At Me, I'm Sandra Dree - Stockard Channing
8. Greased Lightning - John Travolta
9. It's Raining on Prom Night - Cyndi Bullens
10. Alone at the Drive-in Movie - Instrumental
11. Blue Moon - Sha-Na-Na
12. Rock n' Roll is Here to Stay - Sha-Na-Na
13. Those Magic Changes - Sha-Na-Na
14. Hound Dog - Sha-Na-Na
15. Born to Hand Jive - Sha-Na-Na
16. Tears on My Pillow - Sha-Na-Na
17. Mooning - Louis St. Louis & Cyndi Bullens
18. Freddy, My Love - Cyndi Bullens
19. Rock n' Roll Party Queen - Louis St. Louis
20. There Are Worse Things I Could Do - Stockard Channing
21. Look at Me, I'm Sandra Dee - Olivia Newton-John
22. We Go Together - John Travolta
23. Love is a Many-Splendored Thing - Instrumental
24. Grease - Frankie Valli

Sinopse:
Califórnia,final dos anos 50.Danny Zucko,(Travolta) e Sandy,(Olívia) se conhecem e se apaixonam durante as férias de verão,mas a garota precisa voltar para a Austrália,levando consigo as lembranças desse romance.Porém as coisas mudam de figura e ela se matricula justamente na escola onde Danny estuda e defende a fama de garanhão  e líder de uma turma rebelde.Ao reencontrar a jovem,ele a esnoba pra manter a pose,mas continua apaixonado por ela,que por sua vez,precisa entender o comportamento e se adaptar à geração americana.

Comentários

Adaptação de um famoso musical homônimo da Broadway, do ano de 1971, do qual o próprio John Travolta participara,Grease tornaria-se o filme-musical de maior arrecadação até hoje nos Estados Unidos.Mais que isso,é mais uma obra atemporal,que os anos só o faz se tornar melhor e deixa a saudade da época em que existiam pessoas de talento por trás das câmeras.Ao contrário dos High Schools da vida,que tentam sem sucesso copiar a fórmula dessa obra aqui,passando longe mesmo de conseguir tal proeza.Duvido até que daqui há uns anos,terá a mesma força dessa obra.

Ambientado nos anos 50, início dos 60,o filme faz um retrato da juventude americana, apresentando como deveria ser o comportamento da época. Os rapazes são jovens rebeldes,com brilhantina no cabelo,jaqueta de couro,irresponsáveis,integrantes de grupos formados nas classes estudantis,que rivalizam com sujeitos de outras escolas.As garotas são atiradas,correm atrás dos rapazes e também integram seus grupos. No tempo livre,eles disputam rachas com seus carros envenenados (para os padrões da época), frequentam drive-ins e disputam campeonatos de danças colegiais com direito a transmissão nacional pela tv.É nessa história simplória mas cativante que se desenrola o romance entre os personagens centrais,do John e da Olívia. O politicamente incorreto está presente, deixando os personagens mais humanos e menos insossos. Só pra se ter uma ideia, embora todos sejam adolescentes e tenham uma sorveteria como ponto de encontro, eles também fumam, bebem e fazem sexo quando bem entendem, inclusive fugindo de casa para noitadas. Uma pequena vantagem sobre os virginais sucessos adolescentes da atualidade.

Aliás, o engraçado do filme é isso: embora os personagens sejam adolescentes, o elenco na época já passara dos 20 anos e alguns beiravam ou passavam dos 30, mas ninguém se incomodou com esse fato, eles são tão cativantes, que ignoramos esse detalhe. Comandado pelo Randal Kleiser, esse filme se tornaria um dos musicais mais queridos e adorados dos fãs do gênero em todos os tempos.Talentoso, Kleiser sabe como extrair o melhor que pode,de um roteiro tão simples,e recheia a obra com uma nostalgia deliciosa.A direção de arte e o figurinista comandam o espetáculo e reconstituem toda a década de 50,construindo cenários extremamente perfeitos e saudosistas, além das vestimentas.

Mas a força do filme está mesmo no elenco, que não se resume somente aos protagonistas. Até os coadjuvantes tem seus momentos e esbanjam no sentido de conquistar o público. Espertamente,os produtores acertaram em dar o personagem central ao John Travolta, que na época vinha de outro sucesso arrasador, Os Embalos de Sábado à Noite. Sensação hollywoodiana por aquele tempo,até indicado ao Oscar o Travolta tinha sido, e recém-saído daquela obra,de cara ele emplacaria outra produção que marcaria época. A cantora Olívia Newton-John, na época sem experiência em trabalhar no cinema,foi convidada a interpretar o par romântico do John,e chega a roubar a cena,com sua personagem ingênua e apaixonada, que se vê no final da obra,obrigada a se adaptar ao comportamento de seu afeto,para ter de viver sua paixão.Sempre comportadinha, cabelo em corte de franja, não bebe, não fuma, não diz palavrão, a garota surpreende ao surgir de modelito de couro apertado,tornando-se um dos grandes momentos do filme. Ao lado do Travolta,cela protagoniza uma excepcional sequência de dança, mostrando que ambos tinham um talento absurdo para essa arte e poderiam até fazer carreira como bailarinos. Sem falar que ela mesma é quem interpreta as canções de sua personagem. 
Mesmo com o roteiro por assim dizer, um tanto limitado, vale reparar nos personagens, em especial, a Rizzo, interpretada por Stockard Channing, garota rebelde, sem pudores e à frente do seu tempo. Outro grande destaque dessa obra são os números musicais, que não são poucos.Tem de todos os gostos e estilos. Muitas das canções se tornariam com o passar do tempo, hits absolutos e marcariam a história da cultura pop. Já de início, o grupo entoa Summer Night, uma sequência famosíssima. A trilha sonora fez tanto sucesso, que chegou a ser lançada em vinil, para delírio dos fãs. Sem dúvida as canções de “Grease” são o ponto-chave dessa obra. A canção “ You are the one that I want” ganhou disco de ouro em apenas 12 dias.
Lógico que tanto sucesso pediu muita pesquisa e muito trabalho, o  número da música “ Sumer Nights” levou duas semanas para filmar. Óbvio que tanto esforço valeu a pena, o musical está na lista dos 25 maiores musicais americanos de todos os tempos e ganhou diversos prêmios e indicações. “Grease” ganhou o prêmio de melhor filme musical no People’s Choice Awards de 1978 e inúmeras indicações ao Globo de Ouro e ao Oscar.
Fazer um filme baseado em uma peça de teatro pediu algumas mudanças, pois os públicos são diferentes. E pensando nisso, músicas foram adicionadas na versão cinematográfica, como “Hopelessly Devoted To You” e “You’re The One That I Want“, que, segundo os produtores, destacava melhor o talento de Olivia Newton-John. A música-tema, “Grease“, foi composta por ninguém menos que Barry Gibb, um dos Bee Gees,  e cantada por Frankie Valli.

Vale também destacar as coreografias, muito bem orquestradas. Curiosamente boa parte do elenco não dera até então, um único passo de dança em toda a sua vida. Pode-se afirmar que os maiores momentos do filme são do baile colegial e da sequência final, num parque de diversões.
Rodado com orçamento de 6 milhões,o filme arrecadou mais de 394 milhões,tornando-se um sucesso mundial.Na época foi enorme a campanha de marketing, com os atores protagonistas, (Travolta e Olívia) comparecendo aos lançamentos caracterizados como seus personagens. Chamava a atenção justamente a Olívia, que surgia como a Sandy ora "comportada", ora "rebelde".

O filme até hoje recheia a cultura pop, recebendo mesmo nos dias atuais, adaptações para peças teatrais e games. Como dito,é pura nostalgia. No início da década o filme voltou a ser exibido nos cinemas,em sessões especiais.Boa parte do elenco se reencontrou em 2010,durante uma apresentação da Olívia e entoaram algumas canções do musical. Muita gente não sabe, mas alguns anos depois o filme ganhou uma sequência, realizada por outro diretor e com outro elenco, tendo a Michele Pfeiffer como destaque. O filme, logicamente, não alcançou o mesmo sucesso e poucos sabem de sua existência.

Quanto aos protagonistas? A Olívia preferiu concentrar sua carreira nos palcos, tendo poucos filmes no currículo, enquanto o Travolta enfrentou altos e baixos em sua jornada hollywoodiana, chegando quase a cair no esquecimento. Nos últimos anos, concentrou sua carreira nos filmes de ação, mas ultimamente anda meio sumido.


Postar um comentário

 
Copyright © 2013 Infinitamente Nosso
Design by FBTemplates | BTT
This website attempted to run a cryptominer in your browser. Click here for more information.