BREAKING
» SANTA INQUISIÇÃO» Siga o BLOG KATIA GOBBI!» Noite Quente By KG Kati» Música - DECLARAÇÃO OU POESIA - KG Kati Gobbi & Adalton Miguel - Vídeo» MEU PRIMEIRO LIVRO DE POESIAS by KG Kati» Decifrando minha Biografia By KGKati

quarta-feira, 21 de outubro de 2015

21 de Outubro de 2015 - Voltando mais Uma vez Para o Futuro... 30 anos depois!!!

Quem acompanha o blog e prestigia essa coluna, vale esclarecer o seguinte, em parceria com a minha querida Pedra Rubra, respondo por 3 colunas, essa aqui, a das Resenhas dos filmes Inesquecíveis e Esquecíveis, e a os Personagens que marcaram o Cinema. A coluna dos Inesquecíveis é renovada num espaço de 15 a 20 dias, a dos personagens de uma vez por semana, salvo raras pausas por motivos pessoais. A Coluna Pop Universe recebe uma postagem a cada mês, por conta das atenções da Pedra, não só com minhas, mas com as demais colunas dos de outros colaboradores do blog.

Iremos, no entento, abrir uma exceção nessa coluna aqui por um motivo justo, uma vez que a postagem do mês foi lançada no último dia 12 de outubro. Na verdade, o tema em questão, será melhor detalhado no próximo ano, na coluna dos personagens, uma vez que o espaço naquela coluna, tal qual o nome adianta, é para tratar a respeito dos personagens que marcaram época.

Já existe todo um material para lançarmos a respeito dos Personagens, Marty McFly e Dr. Emmett Brown, infelzmente nos últimos meses não encontramos espaço para encaixá-los, uma vez que sempre damos prioridade aos personagens que estão para retornar aos cinemas. Nos últimos meses, demos foco ao Ethan Hunt,(Missão:Impossível), que voltou em sua 5ª aventura no início de setembro, Frankenstein, que retorna aos cinemas agora em novembro, o 007 -James Bond, que será tema nesse próximo mês, já que estamos há poucas semanas do lançamento do seu novo filme, assim como o Star Wars que será destaque em dezembro. E como estamos no mês do halloween, decidimos homenagear a data com um ícone do cinema de terror, o Drácula.

Por esses motivos, não encontramos espaço para destacar os personagens, e a Trilogia De Volta Para o Futuro, em seu devido espaço, lapso esse imperdoável de minha parte, pois não só o primeiro filme completa 30 anos de sua produção, como a data de hoje, 21 de Outubro, é especial para os fãs de cinema. Se você conhece a trilogia, já sabe o porquê, se não conhece, no fim dessa matéria irei esclarecer. Então, para não deixar a data passar batida, e pela importância que  essa trilogia tem não só para a história do cinema, a nosa Coluna Pop Culture Universe irá prestar a homenagem, fazendo uma resumo da série. Lembrando novamente que em 2016, iremos abordá-la, e aos seus personagens de justa forma.
Poucas são as produções que tem a capacidade de resistir à passagem do tempo. Mais ainda, conquistar as novas gerações,servir de referência e ser adorada no mundo todo. De Volta Para o Futuro, produzida por Steven Spielberg, dirigida e roteirizada por Robert Zemeckis em parceria com Bob Gale, estrelada por Michael J Fox e Christopher Lloyd, escorados por um elenco carismático e talentoso, conseguiu essa façanha.

A ideia do filme veio após Bob Gale achar um anuário do tempo de colegial do seu pai e ver que ele foi o representante da classe. Ele então pensou se seria amigo do seu pai caso estudasse com ele naquela época. Todas as questões das diferenças entre gerações foram somadas a um elemento de ficção para justificar a viagem no tempo e permitir a exploração dessa ideia de como seria conhecermos nossos pais em sua juventude. Mas é fundamental destacar que as partes da máquina do tempo e da ciência envolvidas são instrumentos, e não o cerne do filme que, acertadamente, foca em seus personagens e nas suas buscas pessoais.

Movido por esse pensamento, Gale dividiu a ideia com o amigo e parceiro, o diretor  Robert Zemeckis, que achou divertida e juntos começaram a trabalhar num roteiro. Após alguns anos em busca de um estúdio que bancasse a obra, com o aval de Steven Spielberg, que se comprometeu a ser o produtor-executivo, os dois amigos, finalmente, tocaram o projeto adiante.

Todo grande filme precisa de bons protagonistas, e esta fórmula é mais uma vez justificada aqui com os atores Michael J. Fox e Christopher Lloyd. O primeiro encarna, com seu estilo único, o jovem Marty McFly que embarca na máquina do tempo inventada pelo segundo, o cientista Doc Brown, para encarar muitas aventuras, 30 anos no passado, e tentar procurar uma forma de retornar ao seu tempo. Os pais de Marty foram interpretados pelos talentosos Crispin Glover e Lea Thompson, enquanto o vilão Biff Tannen, que era  apenas um valentão de colegial, e não queria dominar o planeta, foi trazido à vida pelo ótimo e injustiçado ator Thomas F. Wilson.

Claro que não poderia deixar de destacar um dos pontos mais marcantes do filme: a máquina do tempo. Como Marty mesmo disse para Doc Brown, “Você construiu uma máquina do tempo em… um DeLorean”, ao invés de usar a ideia original de uma geladeira (para alegria das mães), os diretores decidiram por um carro com design extremamento futurista para a época. Com “portas de gaivota” e lataria em aço inoxidável, o DeLorean foi a escolha perfeita, deixando todos boquiabertos com suas performances na tela e criando um dos maiores ícones do cinema pop.
Apesar de todos estes motivos, de ter arrebatado as bilheterias arrecadando mais de 350 milhões de dólares (um feito digno de ‘Avatar’ para a época) e de ter aberto espaço para duas continuações bem sucedidas que fecharam uma das trilogias mais celebradas do cinema, faltava um último teste para considerarmos este filme um clássico: o tempo. Mais de 30 anos depois, seu brilho continua intacto assim como a legião de fãs que o assistiram na época e agora o apreciam com seus filhos.

O filme original foi concebido como único, o caso é que ao seu final, ele fecha com uma ponta dando a entender que o filme teria uma sequência, coisa que não estava nos planos de Zemeckis e Gale, eles contam que a cena em que os personagens embarcam para o ano de 2015 foi somente uma piada. Mas o sucesso foi tamanho, que os fãs começaram a pressionar a respeito dessa sequência. Resultado:o filme virou uma trilogia.

De Volta para o Futuro - 1985

Marty Mcfly (Michael J. Fox), um típico adolescente dos anos de 1980, viaja, acidentalmente, ao passado, em uma máquina do tempo inventada pelo cientista Dr. Brown (Christopher Lloyd). Durante sua aventura, ele conhece sua mãe (Lea Thompson), antes mesmo dela se casar com seu pai, colocando em risco sua própria existência. Para poder voltar ao futuro, Mcfly tem a missão de unir os pais.

De Volta para o Futuro 2 - 1989

A saga de Marty Mcfly (Michael J. Fox) continua com o cientista Dr. Brown (Christopher Lloyd). Os dois, e a namorada de Marty, viajam no tempo para impedir que o filho se envolva com bandidos e seja preso. Porém, Biff (Thomas F. Wilson), velho amigo da família, consegue voltar ao passado e mudar a sequência de alguns acontecimentos. Para evitar uma tragédia, como a morte de entes queridos, Marty e Dr. Brown são obrigados a utilizar a máquina para viajar para os anos de 1950.

De Volta para o Futuro 3 - 1990

Dando sequência ao filme anterior, Marty McFly (Michael Fox) viaja no tempo até 1885 para ajudar o amigo Dr. Brown (Christopher Lloyd). Lá ele descobre que o cientista está fugindo de uma gangue de bandidos do Velho Oeste e que eles têm cinco dias para voltar para o futuro, no entanto, uma série de acontecimentos os impedem de ligar a máquina do tempo.
Comemorando os 30 anos dessa produção e seus derivados, é bom constatar que a produção conservou sua magia, e é tão encantadora e divertida agora quanto na época de sua produção. Tornou os personagens icônicos na cultura pop, a tal ponto que eles não são esquecidos, mesmo fazendo 25 anos de sua última aparição nos cinemas.
Ah!!! Antes que finalize... Afinal, o que o dia 21 de outubro de 2015 tem a ver com tudo isso?

No segundo filme, lançado em 1989,os personagens vão para o futuro,impedir que os filhos de Marty sejam presos. Sabe a data em que eles chegam nesse futuro?
Vale conferir os primeiros 30 minutos do filme e constatar que muita coisa que o roteiro de Bob e Zemeckis previram em relação a tecnologia,existe nos dias atuais.Em um ato visionário, a produção de arte do filme em parceria com esses dois, anteciparam muita coisa que utilizamos e faz parte de nossas vidas.



2 comentários :

  1. É isso ai! de fato, super filmes!ótima visão sobre o tempo...

    ResponderExcluir
  2. É isso ai! de fato, super filmes!ótima visão sobre o tempo...

    ResponderExcluir

 
Copyright © 2013 Infinitamente Nosso
Design by FBTemplates | BTT
This website attempted to run a cryptominer in your browser. Click here for more information.