Baiano não nasce, Estreia
E este ano vai estar comemorando na Bahia, 30 anos do Axé Music!
Qual o maior Carnaval de rua do planeta???
Salvador!
Onde é que quem ama carnaval gostaria de pelo menos um ano estar?
Salvador!
Qual a cidade que reúne o maior número de cantores que levantam mutidões?
Salvador!
Qual foi a primeira capital do Brasil?
Salvador!
Assim é a terra da magia. De cantos e encantos...
O Carnaval de Salvador, ou imprecisamente Carnaval da Bahia, é uma festa popular de rua que é organizada anualmente em Salvador, no estado brasileiro da Bahia. Começou a evoluir a partir da diferença entre as classes sociais - carnaval de rua contra carnaval em clubes privados - resultando em uma inversão da ordem social, tornando uma celebração utópica de igualdade em que a divisão social está temporariamente suspensa. O Carnaval de Salvador começa 6 dias antes da quarta-feira de cinzas ou numa noite de quinta-feira. Os foliões festejam em três principais circuitos: Dodô (Barra-Ondina), Osmar (Campo Grande-Avenida Sete) e Batatinha (Centro Histórico). Em 2013, foi criado o Afródromo, dedicado exclusivamente aos blocos afros e afoxés e formará um novo circuito no carnaval soteropolitano a partir de 2014, partindo do bairro do Comércio.
Há também Carnaval nos bairros da cidade como em Cajazeiras, Itapuã, Periperi, Plataforma e Pau da Lima. Durante o evento, dezenas de cantores famosos desfilam nos trios elétricos, caminhões grandes, com luzes e som, acima do qual os artistas cantam e dançam . Dentre eles, Daniela Mercury, Ivete Sangalo, Claudia Leitte, Margareth Menezes, Chiclete com Banana, Asa de Águia, etc. Também tem os tradicionais blocos carnavalescos como o Olodum, Timbalada, Filhos de Gandhy e Ilê Aiyê. Cerca de três milhões de pessoas participam das festas. Durante dezoito horas por dia a cultura popular brasileira atinge a sua máxima expressão.
O desfile dos blocos é feito através dos dois principais circuitos (Circuito Dodô e Circuito Osmar), paralelamente
Campo Grande-Praça Castro Alves, também chamado de Circuito Osmar: começou em 1950 e percorre as principais ruas de Salvador. O circuito dura cerca de 6 horas e o desfile de blocos começa ao meio-dia.
Barra-Ondina, também chamado Circuito Dodô: sai do Farol da Barra e chega na Praia de Ondina. Começou em 1992 e hoje é ideal para turistas, pois é mais seguro. O circuito dura cerca de 4 horas e o desfile de blocos começa ao pôr do sol.
Pelourinho ou Batatinha: aqui não há nenhum trios elétricos, apenas desfila os blocos para crianças.
Circuito Sérgio Bezerra: desfiles de blocos de bandas de sopro e de percussão na Avenida Oceânica, na Barra, do Farol ao Morro do Cristo. O circuito foi estabelecido em 2013 para a folia na quarta-feira anterior ao Carnaval dos blocos ligados à Associação Carnavalesca de Entidades de Sopro e Percussão.
Um presente da nossa Bahia para nossos seguidores, o clip para a comeração do Axé Music,
Gostaram????
Garanto que balaçaram na cadeira ao verem!!!
E aqui a programação:
Desejamos aos nossos amigos e seguidores um ótimo carnaval com muita paz no coração.
Créditos
Texto Pedra Rubra
Imagens Google
Programação Foliabahia
Pesquisa Axé - Wikipedia
Postar um comentário