BREAKING

sábado, 27 de maio de 2017

Legião Urbana:21 anos sem Renato

Se estivesse vivo, o vocalista Renato Russo esse ano estaria completando mais de 30 anos de formação de uma das bandas de rock mais memoráveis do cenário musical brasileiro,a Legião Urbana. Compositor de mão cheia, polêmico, grande vocalista, bissexual declarado, Renato e a Legião arrecadaram fãs e admiradores nos 4 cantos do país. Sua morte precoce aos 32 anos,em 11 de outubro de 1996 (há 21 anos) deixou órfãos toda uma geração.Mas a poesia de suas músicas,recheadas de críticas sociais, amor, sonhos, romances e anseios da juventude, entoam até hoje e são verdadeiros hinos. Portanto, nada mais que merecido, do que fazer nessa coluna, um balanço do que foi a trajetória da Legião Urbana e seu líder.

O início e trajetória

A Legião foi fundada em 1982, alguns meses depois da dissociação da banda Aborto Elétrico,que era formada por Renato Russo,o baterista Fê Lemos e o contrabaixista Flávio Lemos. Dessa separação, resultou a formação também de outra banda conhecida,a Capital Inicial, cujos irmãos Lemos se uniram ao vocalista Dinho Ouro Preto.

A primeira apresentação da Legião Urbana aconteceu em 5 de setembro de 1982 na cidade mineira de Patos de Minas, durante o festival Rock no Parque, que contou com outras oito atrações, entre elas a Plebe Rude. Esse foi o único concerto em que a banda apareceu com a sua primeira formação: Renato Russo (vocalista e baixista), Marcelo Bonfá (baterista), Paulo Paulista (tecladista) e Eduardo Paraná (guitarrista), hoje conhecido como Kadu Lambach.Essa formação teve vida curta,após a apresentação,Paulo e Eduardo deixaram a banda.Alguns meses depois o guitarrista Dado Villa Lobos assumiu o instrumento.

O grupo ainda não havia estourado a nível nacional e não tinha ainda nenhum lp gravado, embora Renato já tivesse no repertório alguns sucessos futuros, como a música "Química". Foi o vocalista Herbert Vianna dos Páralamas do Sucesso quem apadrinhou o grupo de certa forma.Ele apresentou a Jorge Davidson, agente da gravadora EMi,que havia gravado o primeiro LP dos Páralamas, uma fita cassete com gravações de Renato Russo, o que interessou ao diretor artístico. A Legião Urbana foi chamada no final do ano de 1983 para gravar três demos, sendo duas delas Geração Coca-Cola e Ainda é cedo. Logo de início o som feito pela banda não agradou aos executivos da EMI, que esperavam canções no estilo mais folk, pois a fita apresentada ao Jorge por Herbert Vianna foi do período em que Renato Russo estava tocando e cantando sozinho, fase chamada de Trovador Solitário. Foi então que Mayrton Bahia surgiu para intermediar a relação entre a banda e a EMI, explicando aos dois lados o que seria necessário fazer. Não tardou para que Jorge Davidson, assinasse contrato com a banda, em fevereiro de 1984.

Nos anos 80, o cenário musical brasileiro era dominado pelas bandas de pop rock,como Barão vermelho, Paralamas, Titãs, Kid Abelha entre tantas e mais tantas. De toda a geração emergida no boom do rock nacional em 1985, a Legião Urbana foi a banda mais venerada pelo público e respeitada pela crítica. Apesar das letras consideradas sérias, por outro lado, o discurso não caía para a facilidade do tom panfletário. Em 23 de julho de 1985, a Legião faz no Circo Voador, Rio de Janeiro, um concerto que mudaria a história da banda. Após a apresentação, eles são convidados a gravar uma fita demo com a EMI. No ano seguinte, por indicação de Marcelo Bonfá, entra o baixista Renato Rocha e começa então a gravação do primeiro disco.

O primeiro trabalho do grupo foi lançado em janeiro de 1985 e de cara mostrou a marca da banda, com músicas cujas letras tratavam de críticas contundentes e canções de amor. Algumas delas se tornaram famosíssimas e são executadas até hoje, como Geração Coca-Cola,Ainda é Cedo, Será e Por Enquanto. Foram vendidos mais de 971 mil cópias, sendo o quinto disco mais vendido da banda e certificado com Disco de Platina Triplo pela ABPD.

Em seguida veio um novo trabalho, lançado no ano seguinte, intitulado Dois. O disco deveria ser duplo e se chamar Mitologia e Intuição, mas o projeto foi recusado pela gravadora, fazendo com que o disco saísse simples.É o segundo álbum mais vendido da banda, com mais de 1,2 milhão de cópias. Os destaques desse disco foram, o icônico Tempo Perdido, praticamente um hino da história de sucesso do grupo e talvez a música mais conhecida e executada até hoje da história da Legião, a baladinha Eduardo e Mônica, também famosíssima, Índios e Quase Sem Querer.

O sucesso do segundo disco foi tão grande que o estúdio exigiu um novo trabalho para o mais rápido possível.Em 1987, surgiu Que País É Esse. O curioso é que Renato e cia sequer tinham repertório pronto para trabalhar nesse LP. Das nove faixas, apenas duas foram compostas depois de Dois,justamente as duas últimas, Angra dos Reis, em menção à construção de uma usina nuclear na cidade fluminense, e Mais do Mesmo, que em 1998 daria título à coletânea Mais do Mesmo. Os destaques ficam por conta justamente de Que País é Esse? A genialidade de Renato estava inspirada pois ele compôs uma música atemporal, cuja letra não envelhece,e infelizmente até hoje reflete a realidade do nosso país.Tornou-se também outra canção excepcional do repertório da banda.O outro é a música Faroeste Caboclo, que dispensa apresentações, e virou até uma versão para o cinema nacional. Com mais de nove minutos de duração, a música, que possui 168 versos e não tem refrão, conta a história do nordestino João de Santo Cristo. No Brasil foram vendidos mais de 1,296 milhão de cópias, sendo o terceiro álbum mais vendido da banda e premiado com Disco de Diamante pela ABPD.

As letras carregadas da banda não tardaram a arrecadar uma legião de fãs.A banda cresceu tanto que já não cabiam mais suas apresentações em clubes e ginásios, eles passaram a se apresentar em estádios de futebol. A mítica principalmente em torno de Renato Russo,vocalista,compositor e líder do grupo era assombrosa. Mas vale salientar que grande parte das músicas da Legião eram criadas em parceria com Dado Villa Lobos e Marcelo Bonfá.A histeria e adoração à Legião encontrou seu ápice justamente na cidade-natal da banda, Brasília.Em julho de 1988, foi anunciado o show da banda no estádio Mané Garrincha. Durante o show que marcava a volta da banda à cidade, os portões do estádio  foram abertos, na tentativa de conter os que não conseguiram comprar um dos 50 mil ingressos postos à venda. Com a tensão no ar, uma série de confusões se sucederam. Violência policial, discursos inflamados, bombas caseiras e a invasão do palco por um fã alucinado que se agarrou violentamente ao vocalista. O cenário de caos terminou com a suspensão da apresentação e mais confusão. Cerca de 50 pessoas foram presas, mais de 300 ficaram feridas e uma série de péssimas lembranças como resultado. A turnê foi suspensa e, a partir dali, a Legião se voltaria ainda mais aos estádios.

Depois da turnê,a banda voltou ao estúdio de gravações, e em 1989 foi lançado aquele que é tido pelos fãs como o melhor álbum da banda até hoje, As Quatro Estações. O próprio Renato também considerava como o melhor.O disco possui o maior número de hits: são onze canções das quais pelo menos nove foram tocadas incessantemente nas rádios brasileiras.É o álbum mais vendido da Legião, com mais de 1,7 milhão de cópias, considerado a obra mais "religiosa" da banda. A obra de Renato Russo e, por consequência, da Legião Urbana circulava pelas fronteiras entre a ética pública e a ética privada.

O baixista Renato Rocha tocou com o trio nos três primeiros álbuns e chegou a gravar o baixo de algumas faixas do quarto álbum, porém deixou o grupo devido a desentendimentos com os outros membros. As linhas de baixo originalmente gravadas por Rocha foram regravadas por Dado e Renato, que se revezaram nos baixos e guitarras. Músicas muito conhecidas, como "Pais e Filhos" e "Monte Castelo" fizeram parte deste álbum.Entre os grandes sucessos estão:Há Tempos, Pais e Filhos, Quando o Sol Bater na Janela do Teu Quarto, Monte Castelo, Meninos e Meninas. Foram vendidos mais de 1,920 milhão de cópias, sendo o disco mais vendido da banda e com certificado de Disco de Diamante pela ABPD.

Depois disso começaram a vir à tona os problemas pessoais de Renato Russo, que descobriu ser portador do vírus da Aids, o relacionamento homossexual enfrentava problemas e ele era alcóolatra. Isso refletiu no disco seguinte,intitulado V. O álbum é repleto de canções atípicas para os "padrões" da banda. O destaque desse trabalho é a música Metal Contra as Nuvens,com 11 minutos de duração,ainda maior que Faroeste Caboclo.Também foram destaques:O Teatro dos Vampiros e a conhecida Vento No Litoral.Em comparação ao anterior, As Quatro Estações, teve uma vendagem bem inferior, com 898 mil cópias (pouco menos da metade do disco anterior), ainda assim, sendo o sexto disco mais vendido da banda e premiado com Disco de Platina Triplo, e com algumas canções, como Vento no Litoral e Teatro dos Vampiros, tocaram incansavelmente nas rádios; Metal contra as nuvens é uma das canções mais populares de toda a banda, mas não tocou nas rádios por ser muito extensa, mais de 11 minutos. A turnê do V foi a mais curta da banda, iniciada em Julho de 1992 e interrompida em fins de Setembro do mesmo ano, devido à situação insustentável das crises alcoólicas de Renato Russo.

Dois anos depois Legião voltou à tona com outro excelente trabalho, O Descobrimento do Brasil, de 1993.Por esse período, Renato estava em tratamento contra as drogas.As letras oscilam entre tristeza e alegria, encontros e despedidas. É como se, para seguir em frente, fosse necessário deixar muitas coisas para trás, e não se pudesse fazer isso sem uma boa dose de nostalgia. Desta forma, Descobrimento é um álbum com fortes notas de esperança, mas permeado por tristeza e saudosismo. Ainda assim, é considerado por muitos o álbum mais "alegre" e delicado da Legião Urbana. Apesar de boas vendas, o CD não foi muito tocado nas rádios. As faixas de sucesso foram "Giz", "Vinte e Nove" e "Perfeição", música esta com pesadas críticas à situação política e social do Brasil. No Brasil foram vendidos mais 868 mil cópias, o sétimo álbum mais vendido da banda.

O fim e o legado

O último concerto da Legião Urbana aconteceu em 14 de janeiro de 1995, na casa de apresentações "Reggae Night" em Santos, litoral do estado de São Paulo. No mesmo ano, todos os discos de estúdio da banda até 1993 foram remasterizados no lendário estúdio britânico Abbey Road Studios, em Londres, famoso por vários discos dos Beatles; e lançados em uma lata, intitulada "Por Enquanto 1984-1995".

Um novo trabalho veio a público, o álbum A Tempestade ou O Livro dos Dias. lançado em 20 de setembro de 1996.Por esse período,os problemas de saúde de Renato Russo já eram crônicos. As letras, em geral, abordam temas como solidão, passado, amor, depressão, homossexualidade, AIDS, intolerância e injustiças, sendo um disco "melodramático" e de alma triste. De certa forma esse trabalho,com o compositor ainda vivo, parecia antecipar o que estava por vir.Notava-se na interpretação de Renato,que sua voz já não tinha a mesma imponência e tom dos trabalhos anteriores,a voz parecia cansada.Algumas canções do disco sugerem uma despedida antecipada, como diz o trecho "e quando eu for embora, não, não chore por mim", da canção "Música Ambiente". As fotos do encarte foram tiradas próximas à época do lançamento, exceto a de Renato, que foi aproveitada da sessão de fotos do seu álbum solo Equilíbrio Distante de 1995, já que o cantor, um pouco debilitado, se recusou a fotografar para o disco.

A confirmação de que as coisas não estavam corretas vieram 21 dias após o lançamento de A Tempestade. No dia 11 de outubro de 1996,Renato Russo faleceu aos 32 anos,em consequência de complicações causadas pela AIDS. O corpo de Russo foi cremado e suas cinzas foram lançadas no Parque Burle Marx - coincidentemente, o ex-baixista da Legião Urbana, Renato Rocha passeava com a namorada no momento do lançamento das cinzas e o pneu da sua moto furou em frente ao local.No dia 22 de outubro de 1996, onze dias após a morte do cantor, Dado Villa Lobos e Marcelo Bonfá, ao lado do empresário Rafael Borges, anunciaram o fim das atividades do grupo. Estima-se que a banda tenha vendido cerca de 20 milhões de discos no país durante a vida de Renato. Mais de uma década após sua morte, a banda ainda apresenta vendas expressivas de seus discos..Dado Villa-Lobos e Marcelo Bonfá seguiram suas carreiras e lançaram discos solo nos anos seguintes.No Brasil foram vendidos cerca de 996 mil cópias, sendo o quarto álbum de estúdio mais vendido da banda.

No ano seguinte,1997,para surpresa dos fãs,um trabalho póstumo foi lançado, sendo intitulado Uma Nova Estação. A ideia original era de que A Tempestade fosse um álbum duplo. Como saiu simples, o material não lançado foi retrabalhado e compilado no álbum de 1997. O álbum conta com participações especiais como Renato Rocha, baixista dos primeiros discos da Legião, e Bi Ribeiro, baixista dos Paralamas do Sucesso. Lançado em Julho de 1997, nove meses após a morte de seu líder, Renato Russo, e o fim das atividades do grupo. No Brasil, foram vendidas mais de 500 mil cópias, foi o álbum menos vendido da Legião Urbana, ainda assim com altas vendas e foi certificado com Disco de Platina duplo pela ABPD.   Três composições de Renato em sua fase de "Trovador Solitário" foram lançadas no disco: "Dado Viciado" (que retrata sobre os problemas de um primo de Renato com as drogas, não foi anteriormente lançada para evitar confusões do personagem da letra com o guitarrista Dado Villa-Lobos); "Marcianos Invadem a Terra" (que foi incluída em uma gravação original de 1986, para o álbum Dois, e mais tarde foi regravada por Dinho Ouro-Preto, líder do grupo Capital Inicial); e "Mariane" (em homenagem a uma namorada de Renato, sua letra é integralmente escrita em inglês). O trabalho de Renato e a Legião Urbana foram influentes nas carreiras de muitos compositores,artistas e intérpretes.Artistas musicais dos mais diferentes gêneros regravaram muitas de suas canções,como Cássia Eller, Páralamas do Sucesso, Raça Negra, Sandra de Sá, Pato Fu, Zélia Duncan, Maria Gadú,Fagner,Paulo Ricardo e Lulu Santos,só pra citar.

O depois de Renato

Em 5 de setembro de 2009, após rumores sobre um possível retorno às atividades, a família Manfredini, Dado Villa-Lobos, Marcelo Bonfá e a gravadora EMI, alegam que eram infundadas informações sobre retorno da banda, esclarecendo que "uma possível volta da banda Legião Urbana é falsa. Não existe possibilidade alguma de uma volta da banda Legião Urbana."Quinze dias após o desmentido, Dado Villa-Lobos e Marcelo Bonfá fizeram uma participação especial em um concerto do festival Porão do Rock, em Brasília. Em 2011, Villa-Lobos e Bonfá conduziram, juntamente com a Orquestra Sinfônica Brasileira, um show-tributo à Legião Urbana durante o Rock in Rio 4. O concerto contou com convidados (como Rogério Flausino, do Jota Quest, e Toni Platão) que cantaram alguns sucessos da banda.No ano seguinte, a MTV Brasil organizou um novo concerto-tributo para a série MTV ao Vivo, em São Paulo, pelos trinta anos da banda. A homenagem teve o ator Wagner Moura, fã assumido da banda, como vocalista principal, além também de participações dos músicos Fernando Catatau e Bi Ribeiro e ainda do guitarrista britânico Andy Gill, do Gang of Four, uma das maiores influências da Legião.

Após uma longa disputa judicial com o filho de Renato Russo, Giuliano Manfredini, os integrantes remanescentes da formação da década de 1990, foram autorizados judicialmente a utilizar comercialmente a marca Legião Urbana. Desta forma, em outubro de 2015, a banda voltou a ativa com a seguinte formação: o guitarrista Dado Villa-Lobos e o baterista Marcelo Bonfá, juntamente com o baixista Formigão (que pertence ao Planet Hemp) e o músico e ator André Frateschi para o vocal

A banda retornou com uma turnê intitulada "Legião Urbana XXX anos", comemorando os trinta anos do lançamento do primeiro disco.Não se sabe afirmar se é somente um projeto comemorativo ou se o grupo pretende permanecer unido e até mesmo gravar novos trabalhos. Já Renato voltou ao cenário brasileiro no filme Somos Tão Jovens, produção biográfica que reconstitui parte da trajetória de Renato e o início da Legião. Pena ser uma produção extremamente medíocre e sem grandes atrativos. Confira a resenha na coluna Esquecíveis do cinema. No mesmo ano do lançamento dessa obra, a música Faroeste Caboclo ganhou uma adaptação também para os cinemas.


Postar um comentário

 
Copyright © 2013 Infinitamente Nosso
Design by FBTemplates | BTT