BREAKING

sábado, 6 de maio de 2017

Grandes Personagens Do Cinema - Alien - Criação & Definição

Um dos maiores monstros da história do cinema retorna mais uma vez às telonas esse ano. Criado ao final dos anos 70, o temível Alien tornou-se um dos grandes monstros dos gêneros SCI FI/terror e de quebra sua franquia ainda nos presenteou com uma das maiores heroínas do cinema, a Subtenente Ripley, imortalizada pela competente Sigourney Weaver. Ao longo de várias décadas,sempre com intervalos consideráveis, o monstrengo nunca deixa de se fazer presente, seja em produções que se tornaram clássicos incontestáveis, como em produções esquecíveis,mas que fortificaram sua lembrança e mítica nas telonas. Com o seu retorno esse mês,vamos agora fazer a já conhecida apresentação e prestar nosso reconhecimento à infame criatura e sua algoz, a Ripley.


Uma das mais horrendas criaturas intergalácticas surgiu da imaginação de um conhecido cineasta, o roteirista/diretor Dan O'Bannon. Enquanto estudava cinema na Universidade do Sul da Califórnia, Dan  fez uma comédia de ficção científica com o diretor John Carpenter e o artista conceitual Ron Cobb chamada Dark Star. O filme possuía um alienígena que havia sido criado com uma bola de praia pintada com spray, e a experiência deixou O'Bannon "querendo muito fazer um filme com um alienígena que parecesse real".Alguns anos depois ele começou a trabalhar em uma história semelhante que se focaria mais no terror.

Em suas ideias, o evento se passaria numa espaçonave, num futuro sem data definida, e o grupo de tripulantes dessa nave se veriam às voltas com uma criatura temível e mortífera. Pouco tempo depois, o roteirista formou uma parceria com o cineasta Ronald Shusett e começaram a definir vários projetos. O'Bannon havia escrito vinte e nove páginas de um roteiro chamado Memory que consistia naquilo que se tornaria as cenas de abertura de Alien: uma tripulação de astronautas acordando e descobrindo que sua viagem foi interrompida porque estão recebendo um sinal vindo de um misterioso planetoide. Eles investigam e sua nave quebra na superfície.Entretanto, ele ainda não tinha uma ideia clara de como seria o antagonista alienígena da história.

Algum tempo depois,o roteirista teve contato com outros artistas que lhe deram ideias para a sua criação. Dois deles foram  Chris Foss e H. R. Giger. O roteirista ficou impressionado pelas capas de Foss para livros de ficção científica, e achou que os trabalhos de Giger eram "perturbadores", Após concluir outros projetos, Bannon em companhia do Shusett voltaram ao roteiro Memory. O parceiro sugeriu algumas ideias que foram aproveitadas, e o projeto foi rebatizado como Alien.  Shusett criou a ideia de que um dos tripulantes poderia ser implantado com um embrião do alien que mais tarde sairia dele, achando que esse era um dispositivo de roteiro interessante para que a criatura entrasse na nave.

Ao escrever o roteiro, O'Bannon se inspirou em obras anteriores de ficção científica e terror. Entres esses podemos citar:

O Monstro do Ártico, de 1951. inspirou a ideia de homens profissionais sendo perseguidos por uma mortal criatura alienígena através de um ambiente claustrofóbico. E O Planeta Proibido,de 1956,lhe deu a ideia de uma nave sendo avisada para não pousar, e então sua tripulação sendo morta, um por um, por uma misteriosa criatura após terem ignorado o aviso. O filme italiano Terror no Espaço, de 1965, contém uma cena em que o herói descobre um enorme esqueleto alienígena; isso inspirou a descoberta da tripulação da Nostromo, da enorme criatura alienígena na nave abandonada.Ele também citou como influências Strange Relations, de Philip José Farmer, que fala sobre a reprodução alienígena, e vários títulos de terror da EC Comics em histórias que tinham monstros saindo de dentro das pessoas.

David Giler
Por volta de 85% do enredo completo, Shusett e O'Bannon apresentaram seu roteiro inicial para vários estúdios. Eles estavam quase assinando um acordo com o estúdio de Roger Corman quando um amigo se ofereceu para arranjar um acordo melhor, passando o roteiro para Walter Hill, David Giler e Gordon Carroll, que haviam formado uma companhia de produção chamada Brandywine Productions que era próxima da 20th Century Fox. O'Bannon e Shusett assinaram um acordo com a Brandywine, porém Hill e Giler não estavam satisfeitos com o roteiro e o reescreveram e revisaram várias vezes.Isso causou tensão com os dois roteiristas, já que os produtores tinham pouca experiências com ficção científica. Hill e Giler adicionaram elementos substanciais à história, incluindo o androide Ash que O'Bannon achou ser um subenredo desnecessário, porém que Shusett posteriormente descreveu como "uma das melhores coisas no filme ... toda aquela ideia e estrutura era deles".

Walter Hill
No total, Hill e Giler fizeram oito rascunhos diferentes do roteiro, a maior parte se concentrando no subenredo de Ash, mas também fazendo o diálogo parecer mais natural e cortando algumas das sequências que se passavam no planetoide. Apesar das inúmeras reescritas, a 20th Century Fox não expressou confiança para financiar um filme de ficção científica. Entretanto, após o sucesso de Star Wars em 1977, o interesse do estúdio no gênero cresceu substancialmente. De acordo com Carroll: "Quando Star Wars saiu e foi um sucesso extraordinário, de repente a ficção científica era o gênero do momento". O'Bannon lembra que "Eles queriam acompanhar Star Wars, e eles queriam acompanhar rápido, e o único roteiro de naves espaciais que tinham era Alien".O projeto recebeu luz verde da 20th Century Fox e um orçamento inicial de US$ 4.2 milhões.

Sigourney Weaver & Ridley Scott 
O'Bannon mostrou a Pepino os trabalhos de H. R. Giger; ambos acharam que a pintura Necronom IV era o tipo de representação que eles queriam para o antagonista do filme e começaram a pedir para que o estúdio o contratasse como desenhista. A 20th Century Fox inicialmente acreditava que os trabalhos de Giger eram muito sinistros para o público, porém a equipe de Brandywine foi persistente e ele acabou sendo contratado. De acordo com Carroll: "No momento que Ridley Scott, que havia sido contratado como diretor, viu o trabalho de Giger, ele soube que seu maior problema de desenho, talvez o maior problema de todo o filme, tinha sido resolvido". Giger  trabalhou em todos os aspectos do Alien e seu ambiente, incluindo a superfície do planetoide, a nave espacial abandonada e todas as formas da criatura desde ovo até adulto.

Essa franquia deu ao cinema uma das maiores heroínas já vistas em sua história, a Subtenente Ripley, que se tornaria tão famosa quanto o próprio monstrengo.  A decisão de ter uma mulher como protagonista do filme foi feita por Giler e Hill, achando que isso ajudaria Alien a se sobressair entre os filmes do gênero dominados por homens. A escolhida para o papel foi então uma atriz totalmente desconhecida de Hollywood, a Sigourney Weaver, que tinha alguns trabalhos na Broadway. Em seu teste de cena,ela impressionou os produtores e demais responsáveis. O papel de Ripley foi o primeiro papel principal de Weaver no cinema, e ela recebeu uma indicação ao Saturn Award de Melhor Atriz e outra para o BAFTA de Estrela Promissora em Papel Principal. Posteriormente, a atriz marcaria outra série conhecidíssima, Os Caça-Fantasmas. Porém,o início da fama se deu com a série Alien, na qual ela retornaria em mais três produções. Até hoje a atriz é referenciada por sua personagem durona e inflexível.

O restante dessa história contaremos nos próximos posts, destacando todas as produções com o alienígena e a importância para a cultura pop e hollywoodiana.


A raça  Alien é definida como Xenomorfo. São seres de aparência similar a uma serpente, porém com pernas e braços (humanóides), cabeça alongada e sua famosa segunda boca, uma espécie de sub-mandíbula que eles mantêm dentro de suas bocas e que é de certa forma disparada para fora, porém continuando presa à boca do Alien, perfurando seus inimigos. Os Aliens, embora dependam das ordens da rainha para saberem o que fazer, tem uma inteligência individual bem aguçada, sendo capazes de raciocinar, criar estratégias, escapar de armadilhas e identificar hospedeiros "infectados" com seus ovos, eles se assemelham muito a formigas, agindo segundo as ordens mentais de sua Rainha. A Rainha é dotada de inteligência e está conectada aos soldados por um elo mental. Sendo assim, tudo que um deles vê os outros vêem também.
Tem em seu sistema circulatório uma alta concentração de ácido molecular, o que torna o próprio sangue da criatura uma arma poderosa. No filme Alien Resurrection, vemos um alien vomitando seu próprio sangue para atingir um inimigo à distância.

Os aliens, de forma geral, têm uma estatura superior à humana, são bípedes e têm uma ótima resistência física e força, o que os torna uma grande ameaça.

A criatura necessita de um hospedeiro para se desenvolver e são 4 fases para isso: Ovo, abraçador, estoura-peito (devido ao fato de estourar o tórax de seu hospedeiro ao nascer) e justamente o xenomorfo. Nessa última fase,a criatura cresce em 24 horas e é o estágio mais letal.

A criatura possui 4 hierarquias:zangão,soldado e guarda real,mas a pior de todas é a Rainha. É um alien gigante que é protegido por vários soldados e que pode botar vários ovos ao mesmo tempo através de uma cauda que transporta os ovos. Ela é quem comanda os soldados mentalmente, e possui inteligência muito superior a eles. É o alien mais hostil de todos.

Postar um comentário

 
Copyright © 2013 Infinitamente Nosso
Design by FBTemplates | BTT