BREAKING

sexta-feira, 3 de março de 2017

Logan is Wolverine - Part One

Esse mês um popular personagem de HQs retorna aos cinemas mais uma vez. Será a despedida do astro que o imortalizou nas telonas, o Hugh Jackman.É provável que não será,porém,a despedida definitiva do personagem, como sabemos, Hollywood sempre costuma reciclar intérpretes,e a fama desse aqui em questão não o limitará a um único ator. Logicamente você sabe que estou falando do Wolverine.

Devido ao nosso trabalho com os X-Men no ano passado, detalhar a história de Wolverine se torna desnecessário, uma vez que sua trajetória se confunde com a dos X-Men. Portanto, iremos fazer um resumo de sua concepção e sua passagem pelas animações e cinema.
 

Criação, Primeiras Aparições
Apresentação do personagem

O mais famoso dos integrantes do super-grupo, os X-Men, foi criado em 1974, pelo escritor Len Wein em parceria com John Romita, famoso desenhista do quadro editorial da Marvel nos anos 60 e 70,e então responsável pela direção de arte. Foi desenhado pela primeira vez para publicação por Herb Trimpe.

Sua primeira aparição de destaque ocorreu como coadjuvante, numa aventura do Incrível Hulk, em que ele enfrentava o monstrengo conhecido como Wendigo. Na verdade o personagem já vinha dando as caras vez ou outra em algumas publicações, mas sua maior participação até então ocorreu justamente nessa aventura. Uma curiosidade é que em suas primeiras aparições, suas garras não são retráteis, elas ficam em exposição o tempo todo.

Nos quadrinhos, o Wolverine é um mutante  que possui sentidos de animais aguçados, capacidades físicas melhoradas e poderosa capacidade regenerativa, conhecida como fator de cura. Seu nome verdadeiro é James Howlett, e comumente conhecido como Logan.

O passado de Wolverine sempre foi coberto de mistério. Cobaia de uma experiência governamental (o Programa Arma X) Logan pouco sabe sobre sua vida anterior, pois teve memórias falsas implantadas pelos militares.

Programa do governo do qual Logan participou com o codinome Wolverine, no qual inseriram adamantium em seu esqueleto. Após o programa ele perdeu a memória e uma série de eventos o leva a lutar para recuperá-la. Devido ao seu “Fator de Cura Mutante”, o envelhecimento de Logan é lento, fazendo com que sua idade certa seja indeterminada. Sabemos porém que ele lutou na Guerra Civil Americana e na Segunda Guerra Mundial (ao lado do Capitão América).


Já tendo atuado como agente secreto da C.I.A. e do Serviço Secreto Canadense, ao cair em desgraça junto a seus superiores, ele foi caçado como uma ameaça, capturado e enviado a custódia de cientistas canadenses, participantes do "Programa Arma-X", quando se descobriu que ele era um mutante com fator de regeneração e com garras ósseas retráteis saindo de cada punho. Esse programa, (parte do programa Arma Extra, que pretendia criar máquinas de guerra perfeitas), precisava de "voluntários" para sua técnica de implantes de Adamantium, (um metal fictício, sendo o mais resistente da Terra), no esqueleto humano. Graças ao seu fator de cura, Logan conseguiu sobreviver aos experimentos: o resultado foi que todo o seu esqueleto foi mesclado com o metal experimental.


Wolverine é famoso pela baixa estatura (1,60m), recebendo por muitas vezes a alcunha de "baixinho" (Hugh Jackman, que o interpreta nos filmes, é  30 centímetros mais alto). O adamantium em seus ossos o deixa bastante pesado, isso faz com que seus músculos sejam mais desenvolvidos e seus golpes mais impactantes, pois em teoria seus oponentes recebem golpes de um punho com ossos de metal indestrutíveis. É mestre em várias modalidades de combate desarmado e armado (armas brancas e de fogo), já tendo treinado com grandes mestres orientais e tendo sido agente secreto de elite das maiores instituições de espionagem do mundo. É poliglota, sendo fluente em japonês e espanhol.

A principal característica de Wolverine é sua selvageria animal, que aliada a uma inabalável força de vontade, faz com que ele seja temido e respeitado pela maioria dos personagens da Marvel, apesar de não possuir poderes cósmicos. Uma de suas frases mais famosas é: "Eu sou o melhor no que faço, mas o que faço não é nada bonito".

Wolverine já integrou alguns dos grupos mais famosos do quadro editorial da Marvel. O primeiro super-grupo que se tem conhecimento do qual ele fez parte foi o Tropa Alfa, formado por super-heróis do Canadá, seu país de origem. Mas ele é realmente conhecido como um dos principais integrantes dos X-Men. Wolverine não foi exatamente um membro fundador, mas fez parte da formação que até hoje é reconhecida como a mais famosa do grupo em todos os tempos, Colossus, Tempestade, Ciclope, Noturno e Garota Marvel, depois conhecida como Fênix. Posteriormente a Kitty Pryde, também conhecida como Ninfa ou Lince Negra, se juntaria aos mutantes. Com essa formação, Wolverine foi participante de alguns dos arcos mais famosos do grupo, como a Saga da Fênix Negra e Dias de Um Futuro Esquecido. Posteriormente ele ingressou outros grupos como X-Force e Os Vingadores.

O sucesso nos quadrinhos

Embora seja nos dias atuais um personagem consagrado e um dos mais famosos da Marvel, Wolverine teve de ralar bastante em busca de reconhecimento.Vale ressaltar que todo o seu passado misterioso só começou a ser desenvolvido depois de um famoso quadrinista entrar em seu caminho, o conhecido John Byrne, que, ao lado do roteirista Chris Claremont, marcou época com os X-Men. Para esses detalhes, é bom conferir a apresentação dos X-Men na coluna dos Grandes Personagens.

O caso é que Wolverine era um mero coadjuvante entre os X-men, ele não era bem quisto pelo Claremont, que até então, trabalhava com o desenhista Dave Cockrun, que também não morria de amores pelo mutante. Relegado nas mãos de ambos, era mais aproveitado como um alívio cômico nas aventuras do grupo,e sem grande importância.Tanto que estava prestes a ser excluído das aventuras dos X-Men. Foi quando o Byrne assumiu a arte dos mutantes, e pelo fato de ser canadense também, não permitiu que o personagem que representava seu país fosse exonerado.

Acontece que o John não respondia só pelas ilustrações, era também um roteirista de talento, e começou a dividir os créditos de criação com o Chris. A primeira sugestão de Byrne  envolvia Wolverine. A ideia, que depois foi concebida numa aventura, era fazer o governo do Canadá enviar um super-herói local para levar o baixinho de volta a seu país na marra. O herói - James Hudson, o Arma Alfa,depois conhecido como Vindix ou Vindicator- foi posto para correr pelos X-Men, mas voltaria depois com ajuda. Surgiria então a conhecida Tropa Alfa. Essa história finalmente chamou a atenção dos leitores para Wolverine e seu passado misterioso, característica que se tornaria um dos maiores atrativos do herói por muitos anos. Então foi revelado posteriormente que ele teria sido um dos integrantes desse grupo até ser convocado pelo Prof. Xavier para integrar os X-Men. No andar da carruagem, a Tropa depois seria protagonista de suas aventuras próprias e se tornaria um grupo bem popular nos anos 80  do quadro da Marvel. Mas Wolverine continuou a crescer e chamar a atenção dentro do grupo.

Durante esse arco de histórias, estabeleceu-se outra característica: as brigas entre Ciclope, o líder super-herói mais tradicional e certinho da equipe, e Wolverine, o novato que detesta receber ordens e se prender aos padrões de comportamento tradicionais dos super-heróis. Além de brigarem pela mesma mulher, Jean Grey, e de seguirem filosofias diferentes, os oponentes também estavam de certa forma competindo para serem os protagonistas do gibi. Ciclope era o integrante de maior destaque desde a criação do título e seu status nunca fora ameaçado, mas Wolverine estava competindo pela popularidade dos fãs, com a ajuda de Byrne (que, na verdade, preferia o Ciclope, mas adotara Wolverine por motivos patrióticos) e de Claremont (que preferia Tempestade, mas acabou desenvolvendo maior afinidade pelo canadense do que pelo mais tradicional caolho). Como eram os heróis de maior destaque, sua rivalidade tornou-se parte essencial da revista, sendo, inclusive, adotada nas adaptações de X-Men para o cinema e animação.

Wolverine levava vantagem porque, diferente de Ciclope, tinha mais terreno inexplorado a percorrer. Ele matava (ou pelo menos tentava matar) seus inimigos, chamava a atenção revelando seu verdadeiro nome (Logan, tirado de uma montanha canadense), sabia falar japonês, apaixonara-se por uma jovem do Japão (em uma época em que nipônicos nas HQs americanas eram raridade). O heroizinho tinha muito mais espaço para revelações do que qualquer outro integrante da equipe e o ritmo constante delas mantinha o interesse dos leitores sem cansá-los.

O grande ápice do Wolverine nessa fase do Chris/Byrne. ocorreu num capítulo da Fênix Negra, em que o grupo dos heróis é capturado pelo Clube do Inferno, com exceção dele,que parte no resgate dos amigos.

E, em Uncanny X-Men 133 (no Brasil, Superaventuras Marvel 30, da Editora Abril,publicado nos anos 80), o herói vive seu momento de glória, derrotando os assassinos que o Clube mandara em seu encalço em uma das melhores sequências de ação dos quadrinhos enquanto seus colegas permanecem indefesos nas garras do Círculo Interno. Só mais um X-Man tem destaque nessa edição: seu rival Ciclope, que, em outro momento memorável, tenta libertar Jean Grey (que estava sob controle de um membro do Clube e ajudara a derrotar os amigos).

Metaforicamente, este é o fim da luta entre os dois rivais. Eles ainda continuariam tendo atritos, mas, naquele momento, Wolverine havia definitivamente conquistado o coração dos fãs. Tornou-se, sem sombra de dúvida, o integrante mais popular da equipe, status que mantém até hoje.

Após isso, impedir a popularização do Wolverine tornou-se impossível, tanto que ele cresceu mais que qualquer outro integrante dos X-Men e começou a estrelar suas próprias aventuras, dividir outras com personagens como Homem-Aranha, Justiceiro, Capitão América além de colegas do próprio grupo. Uma das aventuras mais famosas com ele foi concebida pelo próprio Chris Claremont, em parceria com o consagrado Frank Miller, nos anos 80. Dividida em 4 capítulos,o mutante estrelou a mini série, Eu, Wolverine, em que ele parte para o Japão em busca de um antigo amor, Mariko Yashida, e acaba tendo de se bater com o pai da moça, um temido chefão do crime japonês,e líder da organização assassina ninja conhecida como Tentáculo.Décadas depois essa saga seria adaptada para o filme Wolverine Imortal, de 2013. O mutante também esteve presente em outras sagas conhecidas da Marvel, como Guerra Messiânica, A Era de Ultron e Guerra Civil.




Postar um comentário

 
Copyright © 2013 Infinitamente Nosso
Design by FBTemplates | BTT