BREAKING

sexta-feira, 22 de julho de 2016

Especial Tarzan - TV & Cinema

Depois de viajarmos no tempo, até 1912, quando foi criado esta personagem, vamos rever agora a trajetória, sua aparição nas animações, no cinema e na TV.

Animações

Uma das primeiras e mais conhecidas animações com o Tarzan foi realizada na década de 70, pelos estúdios Filmation, famosos uma década depois pela animação He-Man e os Mestres do Universo. Os estúdios  produziram, entre 1976 e 1982, a série animada Tarzan, Lord of the Jungle, considerada bastante fiel à obra de Burroughs – bem mais que muitos dos filmes realizados até então. Um exemplo é a presença, no desenho da Filmation, do macaquinho N'kima como mascote de Tarzan, em vez da chimpanzé Cheetah, que só existia nos cinemas. Este desenho foi exibido no Brasil pelo canal SBT nas tardes dos anos 1980, voltando a ser exibido recentemente nos sábados, pela manhã. O Rei das Selvas enfrentava caçadores, civilizações perdidas e até mesmo alienígenas, com uma animação muito acima da média. Os movimentos de Tarzan aproveitam muito bem a rotoscopia e os cenários são muito reais, raridade num desenho daquela época. Depois de dividir o horário com Batman em 1977, um ano depois fez parte do programa "Super 7", bloco com heróis exclusivos da Filmation. A animação teve somente uma temporada com 16 episódios.


A segunda animação só foi produzida nos anos 90, por ninguém menos que os estúdios Disney, sendo lançada até nos cinemas. A animação foi lançada em 1999. Nele, alguns fatos tiveram que ser alterados em relação à obra de Burroughs. Por exemplo, no original o pai de Tarzan era assassinado por Kerchak, líder dos "Grandes Macacos", uma raça fictícia de primatas criada por Edgar Rice Burroughs, que adota o pequeno Lord Greystoke. No desenho da Disney, isto foi mudado e o pai de Tarzan passou a ser morto por um leopardo. Kerchak ao invés de "Grande Macaco", é um gorila, e é o pai adotivo de Tarzan. Entretanto, graças à liberdade dada pela animação, este foi o primeiro filme a apresentar o personagem do mesmo modo que Burroughs o havia escrito: um homem que utiliza os movimentos de gorilas, leopardos, serpentes e diversos outros animais.


Tarzan foi um grande sucesso de bilheteria arrecadando mais que os seus antecessores Hércules e Mulan. O longa arrecadou na semana de estreia $34,221,968 sendo o primeiro filme de animação da Disney a ficar em primeiro desde Pocahontas. Foi tão bem sucedido que ainda levou o Oscar, Grammy e Globo de Ouro de Melhor Canção, Também levou o Grammy de Melhor Trilha Sonora.Também teve a sequência Tarzan e Jane, e Tarzan 2, um musical, jogos de vídeo-game e uma série de televisão animada,
lançada entre 2001 e 2003.

Trilha Sonora Dublada

Na TV

O personagem estrelou um único seriado, com 57 episódios, que foi exibido originariamente pela rede NBC no período de 1966 – 1968. Tarzan é interpretado pelo ator Ron Ely e é mostrado como um homem bem-educado que, cansado da civilização, retornou à selva onde crescera para viver diversas aventuras ao lado de Jai, um menino órfão que acolhe. O programa traz a macaca Cheeta mas não conta com Jane, seguindo o que foi visto nas produções com Tarzan de Sy Weintraub para o cinema (com os atores Gordon Scott, Jock Mahoney e Mike Henry), sem a personagem. No Brasil, a série foi exibida no início dos anos de 1970 pela Rede Globo. Muitos episódios de duas partes foram reeditados para serem exibidos nos cinema, Ao todo foram 2 temporadas, sendo a primeira com 31 episódios e a segunda somente com 26.



Nos cinemas

Um dos personagens mais retratados nas telonas,Tarzan se faz presente nos cinemas desde 1918, quando estreou ainda no cinema mudo (E aqui compartilhamos esta preciosidade), até os dias atuais. Hollywood jamais deixou de produzir obras com ele. Ao longo do século, muitos nomes interpretaram o personagem, alguns rostos ficaram famosos no século passado ao se destacaram na empreitada. Alguns são conhecidos pelos fãs até hoje.

Tarzan, O Homem Macaco, Tarzan of the Apes, 1918, foi aclamado pela crítica pela sua singularidade, as pessoas correram para os cinemas para verem os leões e macacos atuarem. Ele foi Estrelado por Elmo Lincoln (Tarzan), Enid Markey (Jane), True Boardman (John Clayton, Lorde Greystoke) Kathleen Kirkham (Alice Clayton, Lady Greystoke), Gordon Griffith (Tarzan jovem), Colin Kenny (Sobrinho de Lord Greystoke), Thomas Jefferson (Professor Porter, pai de Jane).

Tarzan of the Aples 1918

Seria impossível deixar de mencionar Johnny Weissmuller, nascido János Weißmüller, em 1934 imortalizou no cinema a famosa personagem Tarzan pelo conjunto da obra, e não por apenas um filme. O cinema transformou Tarzan, já conhecido através dos romances de Edgar Rice Burroughs, em mito universal e Weissmuller fez doze filmes como o homem macaco, celebrizando o famoso e estilizado grito da personagem. Ele fez um total de 16 filmes, e em 1967 sua imagem foi imortalizada na capa do LP Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band, dos Beatles.

Tarzan, O Filho Das Selvas, 1932

Entretanto, Tarzan segue o exemplo de outro mitológico personagem, o Sherlock Holmes. Mesmo com tantos filmes  no currículo, ele não possui exatamente um que possa ser considerado sua maior referência ou uma obra-prima. Ao longo das décadas, ele surgiu nos mais diversos títulos, Tarzan, o Homem-macaco, A Vingança de Tarzan, As Aventuras de Tarzan, Tarzan, o Poderoso, Tarzan, o Destemido, Tarzan Contra o Mundo, Tarzan isso e aquilo...ufa... São tantos títulos que se torna enfadonho.

Talvez, entre tantos e tantos, o mais conhecido, na segunda metáde do século XX seja Greystoke - A Lenda de Tarzan, de 1984, estrelado pelo Christopher Lambert, um dos nomes bem populares dos anos 80, bastante conhecido pela franquia Highlander-O Guerreiro Imortal. Os fãs consideram como o filme mais fiel à mitologia do personagem em todos os tempos.

Greystoke - A Lenda de Tarzan

Possa ser que o mais recente filme dele, A Lenda de Tarzan, super-produção com nomes de respeito do cinema, como Christoph Waltz, duas vezes vencedor do Oscar e Samuel L Jackson mude esse quadro, e finalmente possa se tornar a maior referência do herói em um filme grandioso e de qualidade.

A Lenda de Tarzan

Postar um comentário

 
Copyright © 2013 Infinitamente Nosso
Design by FBTemplates | BTT