BREAKING

terça-feira, 12 de julho de 2016

Especial Os Caça-Fantasma - Resenha Cinéfila Os Caça-Fantasma 1984


Foi no 4º ano da década de 80 que os fãs de cinema viram o surgimento de um dos grupos mais queridos da história de Hollywood. Com direção de Ivan Reitman, a primeira produção destes populares personagens reunia um misto de aventura, SCI FI e comédia.

E com a estreia da nova produção, este mês, resolvemos compartilhar com os seguidores do blog este carismático grupo, que tem um pouco mais de 30 anos, mas que mesmo assim se tornou inesquecível.

E com vocês...

Os Caças Fantasmas!!!

 

Direção - Ivan Reitman
Produção - Ivan Reitman
Produção executiva  - Ernie Brillstein
Roteiro - Dan Aykroyd, Harold Ramis
Género - Comédia, Fantasia
Música - Elmer Bernstein
Direção de arte - John de Cuir Jr
Direção de fotografia - Laszlo Kovacs
Figurino - Theoni V. Aldredge
Edição - Sheldon Kahn, David Blewitt
Companhia produtora - Columbia Pictures
Duração - 107 min.
Lançamento?
Estados Unidos 8 de junho de 1984
Portugal 13 de dezembro de 1984
Brasil 20 de dezembro de 1984
Idioma - inglês
Orçamento - US$ 30 milhões
Receita - US$ 291.000.000


Bill Murray — dr. Peter Venkman
Dan Aykroyd — dr. Ray_Stantz
Harold Ramis — dr. Egon_Spengler
Ernie Hudson — Winston Zeddemore
Sigourney Weaver — Dana Barrett/Zuul
Rick Moranis — Louis Tully / Vinz Clortho
Annie Potts — Janine Melnitz
William Atherton — Walter Peck
David Margulies — prefeito
Jennifer Runyon — Jennifer
Alice Drummond — bibliotecária
Slavitza Jovan — Gozer


Peter Venkman (Bill Murray), Egon Spengler (Harold Ramis) e Ray Stants (Dan Aykroyd) são professores universitários de parapsicologia da Universidade Columbia de Nova Iorque, que subitamente têm sua verba para pesquisa suspensa e são colocados na rua pelo reitor, que os considera uma farsa. Assim, os três resolvem criar uma empresa especializada em casos de aparições sobrenaturais. Compram um edifício desativado do corpo de bombeiros, uma ambulância Cadillac nomeado de Ecto-1, e fazem um anuncio na televisão. Dr. Egon Spengler é um gênio da ciência, Dr. Raymond "Ray" Stantz é um especialista em história da paranormalidade e metalurgia e o Dr. Peter Venkman tem habilidade de manipular as pessoas, conhecido como charlatão.

No início, os trabalhos não surgem, mas a coisa muda de figura quando uma jovem musicista, Dana Barret (Sigourney Weaver) testemunha um fato paranormal em seu apartamento e decide buscar ajuda entre o grupo. A beleza da jovem chama a atenção do malandro Peter Venkman, que decide lhe dar uma atenção especial. Os negócios melhoram quando em uma noite, a recém contratada secretária Janine Melnitz, recebe um pedido de ajuda do Sedgewick Hotel para retirarem um monstro verde e gosmento que atormenta os hóspedes em uma noite em que teriam uma festa de gala. Os caça-fantasmas atendem o chamado, com uma certa inexperiência nos equipamentos nunca testados. Cada membro do grupo usa uma mochila de prótons (na verdade um acelerador nuclear que produz poderosos feixes de luz que captam ectoplasma) e conseguem com sucesso capturar o fantasma.

Com a fama repentina, os negócios melhoram consideravelmente, fazendo com que a empresa tenha grande sucesso e um grande número de chamadas, ajudados também por uma atividade supernatural incomum que toma conta da cidade de Nova Iorque. A mídia nova-iorquina dá ampla cobertura e apoio ao grupo, que se torna um fenômeno na cidade. Com o aumento dos casos, um novo membro é contratado, o Winston Zeddemore (Ernie Hudson).

Sem esquecer a sua primeira cliente, Peter descobre que o seu apartamento poderia ser o centro de atividades de um deus sumeriano mitológico chamado Gozer, o destruídor, cujo guardião é uma entidade chamada Zuul. Os guardiões de Gozer - o cerberus Zuul (o porteiro) e Vinz Clortho - logo precisam encontrar hospedeiros humanos. Zuul facilmente toma posse do corpo de Dana Barrett "sugando" sua cadeira para um portal onde se encontra, dentro da cozinha do apartamento onde mora. Vinz Clortho busca outro hospedeiro e vai atrás do contador Louis Tully,(Rick Moranis).

Após irem para a cadeia devido a um desentendimento com  o inspetor da EPA (Agência de Proteção Ambiental dos Estados Unidos) Walter Peck, que abrira o receptor onde os fantasmas capturados pelo grupo estavam armazenados, causando uma enorme explosão no prédio do grupo, os Caça-Fantasmas convencem o prefeito que a cidade corre um enorme perigo por conta do retorno de Gozer e eles são os únicos capazes de colocar um fim nessa grande ameaça.


Visto nos dias atuais, os elementos técnicos dos anos 80 são perceptíveis, principalmente no que diz respeito aos efeitos especiais e cenografia. O templo de Gozer era o maior e mais caro set de filmagem já construído. Segundo contam,se tivesse sido concebido da forma como o rascunho original do filme propunha, a história se passaria no futuro, onde existiriam equipes de caça-fantasmas. O problema é que essa história custaria pelo menos, 300 milhões de dólares. O roteiro então foi reescrito e adaptado para os tempos modernos. O orçamento de 300 milhões faria daquele filme,a produção mais cara da história de Hollywood até então.Acontece que, por aquela época, tal orçamento era inimaginável e poderia falir qualquer estúdio. Para se ter ideia, o fenômeno Titanic, que seria produzido mais de uma década depois desse filme, teve um orçamento de 200 milhões aproximadamente e foi bancado por dois estúdios. No fim, o custo total ficou em torno de 30 milhões.

Para poder ter toda a energia necessárias para os efeitos visuais, os outros cenários eram desligados e seus geradores eram levados para o set. Quase nenhuma das cenas foi filmada como previsto no roteiro,  a maioria teve no mínimo, um ou dois improvisos. As falas de Bill Murray, por exemplo, foram praticamente todas improvisadas.

Para promover o filme antes do lançamento, Ivan Reitman deixou circular um trailer com o mesmo comercial que aparece no filme visto por Dana Barrett, mas no lugar dos números iniciais 555, era 1-800 (número de ligações grátis nos EUA, semelhante ao 0800 do Brasil). Então, Bill Murray e Dan Aykroyd gravaram uma mensagem para que quem ligasse iria ouvir uma gravação em que eles falavam "estamos caçando fantasmas agora mesmo". Eles receberam cerca de 1000 chamadas por hora, 24 horas por dia durante seis semanas.

Outro grande destaque da obra foi a trilha sonora composta por Elmer Bernstein. Participaram dos arranjos Peter Bernstein, David Spear e Patrick Russ. Da música se originaram os dois principais bordões do filme, Who you gonna call? Ghostbusters! (Quem você irá chamar? Caça-fantasmas!) e I ain't 'fraid of no ghost(s) (Eu não tenho medo de fantasmas). Ambas entraram na canção-tema, interpretada por Ray Parker Jr.. A canção se tornou um grande sucesso, sendo a número 1 na parada da Billboard por três semanas, e número 1 por duas semanas na da Black Singles. A canção ainda rendeu a Parker Jr. uma nomeação ao Oscar na categoria de melhor canção original. Mesmo nos dias atuais, é impossível escutar a música-tema, e não remeter diretamente à divertida produção.



O filme tornou-se marcante por vários motivos, o elenco extremamente carismático, no qual um nome se destaca dos demais, o do ator Bill Murray, e o seu personagem Peter Venkman, que literalmente rouba a cena  com suas tiradas, e sua canastrice. Apostando todas as suas chaves no tempo cômico do seu elenco (caso  contrário, o filme poderia se tornar uma tragédia trash), o diretor Ivan Reitman teve sorte das figuras estarem inspiradas e se encaixarem tão bem nos respectivos personagens. Ainda que quase nenhum deles tenha sido a primeira opção para o papel, é interessante analisar como Bill Murray é necessário para o filme funcionar.

Há de se frisar os vilões "sobrenaturais' que conseguem ser mais fofos e engraçados do que amedrontadores. Destaque para o simpático gigante de Marshmallow, nos momentos finais e o monstrengo Geleia, que praticamente se tornaria um ícone da franquia, mesmo com um tempo mínimo de cenas. Sua primeira aparição é praticamente um marco dessa série. Já o boneco de marshmallow foi pensado para ser tão grandioso que a ideia do diretor era que ele emergisse do Rio Hudson, próximo da Estátua da Liberdade. Por questões de logística, a ideia foi abortada. Ao final da trama, quando o boneco explode, foi usado creme de barbear em vez de marshmallow.

O filme foi um enorme sucesso de crítica e bilheteria, conseguindo arrecadar US $229.242.989,00 de bilheteria, a segunda maior do ano de 1984, atrás apenas de Um Tira da Pesada. Também entrou para o "top ten" dos filmes com maior arrecadação até então. Com o re-lançamento em 1985, superou Um Tira… na arrecadação total, se tornando a comédia de maior sucesso dos anos 1980. No total,a arrecadação ficou em torno de 291 milhões.

Em 2000, os leitores da revista Total Film elegeram Ghostbusters como o 44° melhor filme de comédia de todos os tempos. O American Film Institute (Instituto Americano de Filmes) o ranqueou como o 28° em uma lista das 100 melhores comédias de todos os tempos. Em 2005, o IGN (Imagine Games Network) elegeu Ghostbusters como a melhor comédia de todos os tempos. Em 2006, o canal de televisão estadunidense Bravo elegeu o filme como o 76° entre os 100 Filmes mais Divertidos. Em agosto de 2014, uma edição remasterizada do filme foi lançada nos cinemas dos Estados Unidos em celebração dos 30 anos do lançamento do filme. O filme ainda levou um Prêmio Saturno de Melhor filme de fantasia e o Bafta de Melhor canção original.


Postar um comentário

 
Copyright © 2013 Infinitamente Nosso
Design by FBTemplates | BTT